Wednesday, April 29, 2009

Alfaia - In é ser simples!

Segundo a Alexandra Forbes, uma das blogueiras mais cools que conheço, está “in” coisas menos extravagantes, principalmente as com altíssimo custo benefício. Tempos de crise não são nada fáceis para os perdulários. Juntei isso a dica de um amigo, que sempre respeito, que é obviamente a definição de understatement – há algo mais cool que isso? Descobri um dos melhores restaurantes portugueses: ali no meio de Copacabana.

O Alfaia é um desses clássicos cariocas, onde a decoração é cafona e conta com prateleiras de madeira e vinhos no roda teto. Os garçons são velhos conhecidos dos freqüentadores habitues e usam um terno branco alvo, com uma gravata preta! Há algo mais Rio de Janeiro anos 60 que isso? Os pratos são servidos em baixela de inox e as mesas são forradas com uma toalha branca, meio desgastada por cima de uma colorida.

Para começar pedimos um bolinho de bacalhau, que chegou quentinho e dourado, por dentro muito bacalhau uma textura perfeita. Para comer dentre as muitas opções ficamos com o bacalhau ao murro. Duas lindas postas de bacalhau, levemente douradas, só com aquela crocância por fora. Para acompanhar: batatas ao murro que estava macias e levente puxadas no azeite, pimentões e cebolas grelhados, ambos com poucas áreas queimadinhas só para contrastar os sabores. A cebola era macia e docinha um verdadeiro sonho. Havia um molho de alho e azeite quente, mas não foi o meu favorito, a simplicidade do prato não pedia mais nada a não ser um fio de azeite.

Levamos os nosso vinhos que foram servidos com simpatia pelos garçons. Esses eram muito atenciosos e ágeis, coisa pouco comum aqui no Rio. A dose foi tão boa, que repeti na semana seguinte, pedi o mesmo prato, para ver se era verdade. Ainda bem que sim! Até porque em tempos de crise....

Alfaia
Rua Inhangá ,30 - loja B
Copacabana – Rio de Janeiro
Tel – 21 -2236-1222

3***
$$

8 comments:

Gus said...

Realmente a culinaria portuguesa não me pega! Nessa minha ultima viagem a noite portuguesa(rede de hoteis portuguesa) foi um desespero para mim.
Abs

CKF said...

Imperdoavel vir ao Alfaia e não avisar o casal F ou não passar aqui em casa!!!!!Que bom que vc gostou...bj CKF

Clarissa Magalhães said...

cherie!!!
iremos mesmo a minha sugestão de São Cricir??
bisou!!!

Dea said...

Cade os reviews da Argetinna?

Re said...

Sem dúvida o Alfaia é um ótimo restaurante, fui lá alguns meses antes de vir para Madrid e me surpreendi com a qualidade dos seus pratos.

Quando fomos pedimos um bacalhau a portuguesa (really?), os legumes banhados no azeite de oliva português também são de tirar o fôlego!

Dea said...

Um mes sem comment ja esta demais.

Teté said...

agora já posso fazer uso das críticas! yuppi!!!
soube q está na China, qdo chegar vamo reunir os Carvalho/Penido/Dantas para tricotar!
bjosss

saud said...

já não está na hora de atualizar isso aqui não?

sugestão de tema: jean georges shanghai, que tal???