Monday, August 23, 2010

Primeira Pá - China de verdade, um pouco mais perto!

Comer comida étnica não é uma tarefa muito simples no Rio, apesar da profusão de restaurantes japoneses, a maioria das culinárias é muito mal representada na capital carioca. A culinária chinesa é uma que não necessariamente é pouco representada, mas sim mal representada, a profusão de China in Box style onde a comida é sempre excessivamente doce e os ingredientes não necessariamente frescos não é exatamente um bom embaixador. Há aqui dois representantes mais fidedignos, o pirotécnico Mr. Lan e o escondido Primeira Pá! Nenhum dos dois pode ser considerado exatamente barato, mas ambos mostram um pouco mais do que a rica culinária chinesa tem a oferecer, a verdade é representar a culinária chinesa, é muito diversa, portanto, para ser mais honesto estes são uma representação da comida cantonesa.

O Primeira Pá fica no bairro da Tijuca, no Centro de Cultura da Imigração Chinesa, a maioria das pessoas no restaurante são chinesas matando a saudade de casa, o que é um ótimo sinal. Ao entrar no restaurante tive a impressão de estar entrando na China, dada a decoração e a língua mais usada, o chinês. As tolhas douradas, as grandes mesas redondas com plataforma redonda que giram, são o mais próximo que já vi da China por aqui. O cheiro duvidoso e os banheiros incrivelmente sujos, também são uma representação justa do país.

Para entradas podemos comer um delicado guioza, que vem com um recheio de carne de porco e alho poro, que são delicados, como os dim sums são na China. Mas o meu favorito é um pão no vapor, com recheio de porco agridoce, a massa é branquinha e meio puxa, com um gosto leve, o recheio pequenos cubos de porco, adicionam bem com textura e sabor. A culinária chinesa pode parece excessivamente “sem gosto”, para os nossos paladres, mas na verdade é a delicadeza de alguns de seus pratos que é o grande destaque.

Para prato principal sempre peço o delicioso Pato laqueado, que é exatemente o que torna a refeição mais cara. Recebemos a mesa leves panquecas feitas a base da arroz, um espesso molho adocicado, cebolinha e pepinos frescos, e uma generosa porção de peito de pato, coberto pelos pedaços de pelo, brilhantes e doces, que se dissolve na boca rapidamente. Devemos montar manualmente as panquecas e comer, o frescor dos verdes com a carne de pato e a pele crocante é uma das combinações mais gostosas que conheço. O de lá não é o melhor que já comi, mas é sem dúvidas um exemplar respeitável. Além disso, já pedi um deliciosa macarrão, uma carne com shitake e bambu, e um deliciosa arroz colorido, que me fez repensar a minha idéia de nunca comer arroz.

As sobremesas predominantemente de doce de feijão, são fidedignas, mas meu paladar não alcança. O serviço é oscilante mas incrivelmente simpático, alguns dos garçons não falam português, que dificulta um pouco a comunicação. Como de hábito na China, não se traz todos os pratos de uma vez, portanto, nesse aspecto acredito que nós ocidentais podemos ficar um pouco perdidos. Se vc vai até lá comer, faça com eles, peça vários pratos e deixe o caos da China fazer sua tarde mais alegre.

Primeira Pá
Rua Gonçalves Crespo, 450
Tijuca – Praça da Bandeira
Tel – 2293-2653

3***
$$

9 comments:

Unknown said...

Mais um lugar incrivel de conhecer! Belo domingo com comida boa e otima CIA...

Strauss said...

Boa Arthurzinho. Esse cardápio é basicamente o que eu peço nos chineses que vou aqui. Foi ótimo aprender que a tradução do que eu pedia era "Pato Laqueado" - eu carinhosamente chamo de Pato com Sinteco.

Mas não poderia deixar de observar que o mais surpreendente do post, claro, é o fato de você ter ido até a Tijuca - se bem que a praça da bandeira é ali do lado do túnel.

Anonymous said...

Vc na Tijuca? Heheheh. Foi vestido de Bwana?
Tomou vacina?

Lu said...

Entrei na internet enquanto espero meus amigos chegarem para ler criticas do Primeira Pá e adivinha q blog acho logo de cara?? Bacana, fiquei com água na boca, já vou pedindo uns dim sums pra começar!
Bjos!

Ca Mam Wong said...

Da proxima vez, experimente o peixe no vapor, pois no momento do pedido o peixe esta na sua forma mais fresca! =']]] Antes da reforma o tanque/aquario dos peixes ficava a vista, mas agora foi aos fundos do restaurante...

Unknown said...

Muito bom, so comi os Dim Sum, fiquei muito feliz de encontrar este tipo de comida no Rio

Obat Penambah Berat Badan said...

thank you for joining us. his article is very helpful

Obat Maag Alami
Obat Keputihan Alami
Cara Mengobati Hematuria
Cara Mengobati Penyakit Kista
Cara Mengobati Sesak Napas Alami
Cara Mengobati Penyakit Gagal Jantung
Cara Mengobati Penyakit Gagal Ginjal

labeau said...

look what i found replica gucci bags more info here replica bags visit this website replica gucci bags

pethi said...

you could look here Dior Dolabuy useful content Dolabuy Loewe my site Source