Tuesday, February 17, 2009

Arturito - Comida marcante em ambiente estranho.

Tem alguns restaurantes que causam polemicas sendo o Arturito um dos que mais causou na blogosfera recente. Em um posto do ótimo Que bicho me mordeu, ele foi considerado confuso entre querer ser fashion week e comida sólida, não por menos a chef os convidou para uma visita a cozinha. Vale a pena ler a polemica por lá. Depois de tanta confusão eu decidi que eu tinha que ir conferir. O restaurante é da chef Argentina Paola, que já passou pelo Dona Júlia (que fui semana passada e adorei) e do Figueira Rubayat.

O restaurante é meio escondido em uma pequena casa, com decoração bem moderna! A iluminação é bem baixa e em seu corredor comprido o resturante parece de fato, uma passarela de desfile. O bar imponente completa a decoração moderna, além disso, um pedaço do restaurante tem um teto retrátil que deve ser agradável em noites estreladas. A decoração de alguma forma é toda muito escura. Logo na entrada pães com jeito de caseiros, uma cremosa manteiga salgadinha e um pratinho de azeite com alecrim e parmegiano ralado. Os pães não eram nada de especial, mas cumpriam bem seu papel.

Depois de sofrer um pouco para achar um vinho com preço justo na carta que me pareceu levemente over priced, partimos para a escolha dos principais. Eu fiquei com o ojo de bifé curado e purê de batatas Robuchon,  a carne era bem diferente do que estamos acostumados, mas não menos saborosa. Com uma crosta bem sequinha, e levemente adocicada devido ao processo de curagem, o miolo é um belíssimo ojo de bife, no ponto certo, rosado e macio. Esse contraste de texturas é realmente muito bom, me lebrou um pouco uma carne do sol muito bem feita. O purê de batatas que vinha em uma panelinha separada era muito macio, mas de consitência firme, mais uma vez aqui com um sabor mais leve, mais creme de leite ou manteiga e menos batata, estava sensacional. Na mesa ainda pedimos um Spagetini de frutos do mar que foi elogiado,além de um fagoto (grão de trigo) cozido como risoto com aboroas grelhadas que estava uma delícia.

Para a sobremesa profiteroles que estavam muito bons, aerados, leves e simples. O serviço era muito atencioso e sugestivo, dando atenção na dose certa durante toda a noite. Imagino que em noites mais movimentadas a experiência possa ser diferente, pois nesta noite estava bem vazio. No final das contas, a conta foi um pouco mais cara que eu imaginava, mas sempre tenho que me lembrar que estamos em São Paulo.

Arturito
R. Arthur de Azevdo, 542
Pinheiros – São Paulo
Tel – 11 – 3063 – 4951

3***
$$$$

5 comments:

Anonymous said...

pelo nome.. esse restaurante poderia ser seu!! Fiquei com vontade dos Profi..bjs.

Rodrigo said...

Chamar o saudoso Julia Cuccina (atual Julia Gastronomia)é muita desinformação.
Dê uma estudadinha antes de postar informação errada.

Tuca said...

Caro Rodrigo,

Acho que não entendi o seu comentário. Chamar o Julia Cuccina de que?!
No post vi que escrevi Dona Julia, foi esse meu erro? Se for por favor me informe que eu terei o maior prazer em alterar. Muito obrigado pela visita e pela preocupação em fazer o Blog um lugar mais bem informado. Estamos aqui em comunidade tentando simplesmente nos divertir. Bem vindo ao grupo!

A

Anonymous said...

hahaha, as pessoas são engraçadas: o primeiro chama o extinto JULIA COCINA de Dona Julia, o segundo vai dar bronca mas se atrapalha mais ainda e proclama: Julia Cuccina (erro aliás bem comum na época em que o restaurante existia) sem falar no pedaço da frase faltando...
Vamos lá, atenção: JULIA COCINA (inspirado na Julia Child, por isso JULIA e cocina querendo dizer cozinha, em espanhol, portanto "Julia cozinha"

Martin said...

Fui várias vezes a este restaurante e adorei a comida. O serviço é muito bon. Mas meu restaurante favorito e a figueira rubaiyat. Eu recomendo a todos para ir algum dia e experimentar a comida lá.