A Croácia é um país encantador mais sem dúvidas não pode ser conhecido pela sua culinária espetacular, não sei se foram os anos de regime comunista ou a proximidade a um vizinho que tem provavelmente uma das mais complexas e completas cozinhas do mundo – óbvio que estou falando da Itália. Mas aprendi que comer é muito mais que apenas o melhor sabor de sua vida, é a companhia, o serviço e o ambiente. Em minha primeira noite em Split, uma simpática cidade na costa Dalmatiana, fomos jantar no Nostromos, um restaurante de frutos de mar.
Ao chegarmos fomos recebidos quase que rispidamente, apesar de o fato de sermos aceitos para sentar, as 10 pm de um domingo já é um bom sinal em quase qualquer cidade. O serviço foi sofrível tanto pela velocidade quanto pela atenção aos detalhes. Já no quesito simpatia eles ganharam muitos pontos, talvez essa seja uma coisa mais geral que neste restaurante, mas o senso de humor croata é uma mistura entre a auto crítica inglesa e o espirituosismo dos gênios do humor (sei que isso soa exagerado, mas a nossa experiência me permite o abuso). Com suas tiradas fantásticas o nosso garçom conseguiu ganhar a minha simpatia, apesar da sua apatia para nos servir, vcs podem imaginar isso?
Nós começamos pelos mexilhões locais que são proibidos, devido a sua caça que envolve explosões de corais, e levam as vezes 150 anos para chegarem ao tamanho ideal. Nós não sabíamos disso, mas nosso simpático garçom nos informou que aquilo que víamos passar eram “camarões”, no menu devido a seu status de ilegal. Eles estavam deliciosos, com um molho de cebola, alho, vinho branco e azeite (um capítulo a parte daqui), que traz a leveza do vinho branco com a acidez do alho e com a suavidade do azeite, provavelmente um dos mais leves e saborosos molhos que eu já comi, perfeito para um verão.
Meu prato principal foi peixe grelhado – que aqui vem a mesa e vc escolhe o seu peixe – com espinafre e batatas refogados no azeite. O peixe estava fresco e grelhados estava leve, mas nada marcante. O espinafre que preparado dessa maneira é um prato típico daqui estava suave e saboroso, tenho a impressão que isso da ainda mais pontos para o azeite de oliva daqui.
All in all a experiência foi boa, mas nada marcante que faça valer a pena uma viagem a Split, mas se vc estiver por aqui, talvez seja uma boa opção. Não sei se tenho que culpar o restaurante ou simplesmente a culinária.
Nostromos
Kraj Sv. Marije 10,
Split – Croácia
Tel: 091/405-6666
2**
2 comments:
cara,
vc so esculachou completamente tipo 20% da cultura Croata...
que coisa feia...
kyrie irving shoes
coach purse
supreme outlet
nike air max 97
yeezy 500
nike shox
hermes belt
supreme clothing
kyrie 3
yeezy supply
xiaofang20191224
Post a Comment