Thursday, September 17, 2009

Piantella - Um clássico que tem seu valor

Tem certos restaurantes que são clássicos, que se vc perguntar aos avôs mais tradicionais das cidades eles vão recomendar sem hesitação. No Rio de Janeiro, acho que esse título vai para o Antiquarius ou que sabe D´Amici. Já em Belo Horizonte , o Veccio Sogno cumpre esse papel. Em Brasília, esse título vai para o Piantella, antro dos políticos da capital, este restaurante é cercado de lendas e rumores sobre o que já foi decidido sobre o nosso futuro ali. Sem dúvidas o ambiente não é nada especial, mas é a aura que traz as pessoas.

O restaurante se propõe a ser um clássico italiano, com um cardápio amplo de opções de massa. O serviço é bastante cordial, mas imagino que com a casa cheia de poderosos, a qualidade para os mortais possa cair, dada a falta de atenção em alguns momentos mesmo com o restaurante vazio. O courvet que nos foi servido era simples, com um pão baguete um pouco duro de mais, para um restaurante desse nível. Nos foi oferecido ainda uma muzzarela de búfala (?) no azeite, que estava dura de mais, talvez até dormida.

Para prato principal eu pedi um linguado com molho cítrico,e legumes cozidos em tirinhas. O peixe estava no ponto certo, molhado como devia ser, o molho era leve e tinha umas tirinhas da casca de frutas cítricas que acrescentam uma acidez leve a sutileza do sabor do peixe. Os legumes cortados em pequenas tiras, puxados no azeite estavam al dente. O prato era bastante sutil, vindo de um restaurante estilo avô, acabei surpreendido.

Não ousamos nas sobremesas, um dos defeitos de almoços corporativos, mas o café estava bem tirado com biscoitinhos delicados.

Piantella
Cls 202 Bl A s/n lj 34
Brasília - DF, 70232-515
Tel - 61 3224-9408

Brasília – DF

3***
$$$$

6 comments:

candida said...

Esse eu não faço questão de conhecer...

Gus said...

Acho que de BH eu colocaria o Taste Vin

Ta ai, você poderia fazer um post dos melhores por cidade!

Attílio said...

Acredito que vc tenha dado um tremendo azar. A duas vezes que fui almoçar no Piantella, tive agradáveis surpresas com os protos que pedi. Uma deliciosa massa com molho branco acompanhada de generosos camarões flanbados, a sobremesa maravilhosa. A outra vez comi uma carne que solicitei mal passada e estava macia e com um sabor maravilhoso.

fabirody said...

eu sempre comi muito bem no piantella, e o respeito e o carinho de todos, seja na entrada como na saida e dez, para min e o melhor de brasilia. e sei que a procedencia de la e magnifica.

Thais Aroca said...

Simplesmente pés-si-mo! Se não fosse tão caro, já seria medíocre, e com o preço, então, foi uma decepção muito grande. Fui num domingo, e talvez o forte lá nesse dia seja mesmo o cozido. Começa na chegada: ué, será que não tem manobrista? Ninguém na frente, nem sinal de cadeira, guarda sol, nadinha... Para o carro em fila dupla, desce a dama a perguntar já dentro do restaurante: "não tem serviço de manobrista, meu senhor?" "ah, tem sim, peraí que eu vou chamar o rapaz..." Triste demais isso. Daí nos sentamos, o couvert é simplesmente imposto, e ridívulo, azeite, com uma pat~^e insosso e indecifrável, azeitonas pretas muchas e tomate seco do mais vagabundo. Um único e mísero pãozinho italiano minúsculo no prato e tivemos que implorar mais uma para terminar com os acompanhamentos. Nada do garçon perto cmo esperávamos.
Depois, o jogo de taças era diferente para mim e para o meu marido, o garfo estava torto, a toalha meio rasgadinha, cuidados que fazem a diferença, e que no Piantella, esperávamos, não deveria acontecer.
Olhamos o cardápio, poucas opções... Só três tipos de massa? Que pobreza... Pedi uma polenta com gorgonzola, gostosa, mas muito simples por 34 reais, e nem deu para sentir o gosto, porque a porção é pequena. O carré de cordeiro com risoto trufado, de 81 reais, parecia uma boa pedida. Mas o garçom não soube dizer o que ia no risoto, nem soube dizer qual era o tipo de arroz usado...No final, o risoto não era risoto coisa nenhuma, mas uma verdadeiro arroz papa, passado do ponto, mole demais, e sabor "nada", muito amanteigado... E o cordeiro simplesmente DURO!
A sobremesa foi decepção geral. Horrorosa... E no final a conta doeu, porque sabíamos que o preço não valeu a pena...
O manobrista antes de pegar o carro já extorquiu um gorjeta sem nenhuma elegância...
Pareço ter exagerado na crítica, mas meu marido achou que fui até benevolente. Com uma comida dessas, está explicado porque o Brasil virou o que virou, se é verdade que lá é o lugar onde os políticos "pensam" (será que pensam mesmo?).

Anonymous said...

A spokesperson to tɦе rеsearch firm ѕaid іn the game, "It's inside stratosphere. That free of charge Match-3 amusement seemed like Bejeweled which has a Candyland makeover, still per year later involving advancement your Iphone app Shop diagrams, all of us could not overlook Candies Break much more drawn out. In a candy crush saga cheats free download bar fundraiser you provide students with boxes or bags of candy crush saga hack cheat engine which they can sell to fellow students, family and friends.

Here is my blog Candy crush
hack