Monday, November 17, 2008

Stravaganze - Minha pizza favorita, no Rio de Janeiro

Pizza é quase uma religião para os paulistas, acho que os cariocas sempre levaram menos a sério essa brincadeira, mas nos últimos anos isso vem mudando, inclusive com a entrada da Braz aqui no Rio, deixou a competição acirrada. A minha favorita não é nem a paulista, nem a famosa – talvez por razões não gastronômicas – Capriciosa. Para mim a Stravaganze é a melhor pizzaria do Rio, pronto falei! Originalmente em Botafogo, a pizzaria abriu uma simpática filial há alguns anos atrás em Ipanema, que tem uma decoração simpática, com muita madeira e uma mesa comunitária como Center piece do segundo andar.

Pedimos de entrada um cornicione, uma espécie de pizza com uma massa mais fina que a torna crocante e com sabores mais simples, como sal grosso e alecrim (quase uma pizza branca) ou a nossa escolha cebolas roxas caramelizadas e pecorrino. Os sabores combinavam perfeitamente com o azedo do queijo, balanceando a doçura quase que sutil da cebolas, a massa por ser mais fina, é mais crocante que uma pizza normal, mas ainda não ser um biscoito.

Para nossa pizza, a minha favorita, a Cipolla, sei que isso a torna quase uma não pizza, meus amigos italianos me disseram que um lugar com mais de 5 sabores de pizza, não é verdadeiramente italiano, mas tenho que admitir que eu adoro. Esta vem com uma camada de cebolas crocantes, levemente empanadas, por cima de uma pizza simples de mussarela, as cebolas tem uma crocância suave e combina bem com a textura úmida da pizza.  

As sobremesas são boas, mas o forte mesmo da casa são as pizzas, mas a série de opções com goiabada é de fato boa. O preço é incrivelmente justo, gastamos 30 reais por pessoa, nem me lembrava a última vez que tinha ido a um restaurante transado na zona sul e gastado isso, obviamente nós não bebemos alcoólicos. Insisto que não é a melhor pizza que conheço, mas é a que eu mais gosto no Rio.

Stravaganze
Rua Maria Quitéria, 132 - Ipanema
Rio de Janeiro
Tel – 21- 2523-239  

2**
$

7 comments:

Anonymous said...

Fellow,

Como conversamos, fiquei assim com a stravaganze mas, precisamos voltar para tirar a prova dos nove. Próxima ida quero ir lá!

Abs

Anonymous said...

vale a pena a inclusão no roteiro da proxima visita ao rio?

Anonymous said...

Depois de um longo tempo em silêncio, eis que está de volta!!O que aconteceu? estava em greve de fome? Adorei os posts.. bjs.

Tuca said...

Wig,

Acho que vindo de SP, não vale a pena não. É um fato que as pizzas aí são muito melhores que as daqui.

Tuca said...

Anônimo,

Bem vindo de volta estava fazendo falta aqui no blog. Mas vai.... não é tão ruim assim. Eu acho de verdade que é boa, não acho que nad além disso, vide 2 estrelas.

Mas le o resto do blog que tem várias coisas legais.

A

Anonymous said...

Fiquei muito surpresa com sua preferencia pela Stravaganze... Eu já fui lá algumas vezes, e no início gostava bastante, talvez até pelo ambiente que é muito charmoso. Mas das últimas duas vezes saí de lá prometendo não voltar mais. Acho a pizza de lá mega pesada e acho que tem muitas outras melhores por aqui! Talvez eu esteja pedindo a pizza errada...
bjos!

Tuca said...

Carol7inha,

Engracado vc falar isso. Tenho a impressao q a pizza de lah tem gosto de pizza mesmo. A sua favorita, acho q eh a capriciosa, essa eh talvez fina e leve de mais... Acho q pizza tem q ter "presenca".
Dito isso, tb adoro a capriciosa.

A