Friday, May 23, 2008

O método.

A gota d’agua para a criação deste blog foi o ultimo livro que eu li, que se chama Garlic and Saphires, um delicioso memoir da Ruth Reichl que foi crítica do New York Times por um bom tempo. Neste livro ela nos ensina qual é o papel de um crítico gastrônomico, que ao ser reconhecido é bem tratado na busca pela “good review”. No entanto, a Ruth para desempenhar o seu papel da forma que fosse refletir a experiência que seus leitores irão tern as suas visitas ao restaurante, ela opta por usar disfarces elaborados em busca de um tratamento de meros mortais. O livro acaba se arrastando um pouco no final, mas acho que vale a pena a leitura.

 

Voltando ao assunto que é o blog, e o meu critério de rating. Eu vou imitar o NYT e usar um sistema de 4 estrelas, ou asteriscos neste caso, vamos as explicações:

 

**** - Uma experiência completa, com serviço impecável e atencioso na medida certa, ambiente apropriado, um restaurante que entregue a sua proposta original e é claro que a comida seja sublime, acho que a melhor palavra para um quatro estrelas é essa: SUBLIME. Acho que até hoje eu tive no máximo 4 ou 5 refeições dessas, e olha que eu janto muito fora.

 

*** - Um restaurante que entrega uma comida marcante e de alta qualidade, que faz vc querer voltar várias vezes para repetir a dose, no entanto, há algo diferente que não o coloca naquela categoria de memorável dos quatro estrelas. Normalmente o serviço faz uma grande diferença entre essas duas categorias. Além disso, muitas vezes a diferença está na capacidade do chefe de inovar e surpreender, alem da execução perfeita.

 

** - Um restaurante que entrega uma comida de qualidade, dentro da sua proposta, porém não tem nada de expecional. O serviço é simplesmente normal e vc acaba tendo que ajudar o garçom a fazer o trabalho dele. A execução tende a ser boa, mas há falhas eventuais. Vc acha um ou outro prato muito bom no menu, ao contrario de um menu repleto de pratos que te fazem sonhar.

 

* - Um restaurante que tem serviço instável e desatencioso, com comida eventualmente boa. Tende a não entregar a sua proposta original. Se vc vai a um boteco vc espera um bom bolinho de bacalhau, agora se vc vai a um restaurante italiano que vai custar R$ 150 vc quer uma super massa, mesmo que o bolinho de bacalhau de lá seja bom, se a pasta não for receberá uma estrela.

4 comments:

Anonymous said...

Gostei do critério. Fiquei curiosa para saber qual o próximo restaurante sublime!

Aliás, dia dos namorados está chegando e eu preciso de uma boa sugestão.

Bjs

Anonymous said...

Tuca, adorei a ideia. Pena que nao posso aproveitar a maioria das sugestoes de restaurantes. Alias, vc vai ter que criticar tb quando vem ao USA.
Espero que coloque logo a critica sobre tv. Essa eu posso aproveitar.
Vc vai fazer filmes tb?
Beijos,
Dea

Pedro T said...

também estou ansioso para as criticas de TV!!!!

adorei a idéia do blog!

sugestao em relação aos critérios: como voce vai cadastrar os ludares tipo junk food ou meio trash como aquele mexicano que a gente foi outro dia???

sugiro criar um criterio trash com o jogo da velha ####

abs!

pedro

Anonymous said...

Arthurzinhoooo !!!Vc como sempre SURPREENDENDO !Adorei a idéia e vindo de vc um apreciador voraz nao podia uma idéia melhor !Quem sabe assim, com tantas dicas "alguém" nao abre a cabeça !!!Estou torcendo daqui !Beijo gde c muitas saudades suas !Flá e Luciano