Friday, January 30, 2009

Adega do Pimenta - Comida Alemã em local tipicamente carioca

Estou cada vez mais convencido do valor da baixa gastronomia, acho que podemos comer coisas tão surpreendente em botecos e afins como em um super restaurante. O importante é saber harmonizar sabores e texturas, e isso muitas pessoas já nascem sabendo. Quando combinamos essa simplicidade com prato típicos de outros países a coisa vai ficando mais complicada. No entanto, a Adega do Pimenta em Santa Teresa consegue entregar tudo em um só pacote.

O restaurante fica em uma pequena casa na Almirante Alexandrino, com decoração que pode ser qualificada como um quebra cabeça de quinquilharias que lembrem cerveja ou Alemanha e o que não está coberto, uma madeira envernizada mais de 15 vezes sem ter sido passado uma lixa. O restaurante não tem ar condicionado o que em um dia quente ou pode ficar fora da sua lista ou pode ser uma desculpa para beber o delicioso chopp nas canecas de porcelana.

Para começar pedimos as salsichas caseiras e croquetes de carne, a selação de salsichas estava uma delícia, com a vienense sendo o destaque, macia com um leve sabor de fumaça que caia super bem com a mostrada forte da casa. O croquete estava sequinho por fora e muito cremoso por dentro, um achado.

Pedimos nesse dia o Eisbein, quer dizer pedimos no dia anterior, esse prato típico alemão, que é um joelho de porco assado tem que ser pedido com 24 horas de antecedência e tem que ser para grupos grandes. Ele é assado por horas antes de ser servido, o tamanho do joelho é inacreditável. O nosso serviu com fartura 12 pessoas, não posso imaginar o tamanho do porco que era dono do joelho, ele deveria ser quase do tamanho de uma vaca.

O joelho é marinado e temperado com pimenta do reino e manjerona, que foram uma crosta sobre a pele do porco e carne que fica sequinha e crocante. A carne do joelho fica mais macia que o porco normal, e o tempero dele é incrível tem um gosto de terra do excesso da pimenta do reino e um ardor meio que distante, a carne está ainda bem úmida, acho que pelo modo de preparo. Já a Mangerona deixa uma pista de amargor que completa a quase doçura da carne de porco.

O serviço era cordenado por um garçom mal humorado mas eficiente que nos sugeriu os acompanhamentos de couve flor, repolho roxo e batatas coradas, nenhum merece especial destaque. Além disso, ainda pedimos uma salada de batatas que estava boa, com pedaços ainda firmes e uma maionese bem leve, perfeita com a mostarda. A experiência precisa de programação mas vale a pena para experimentar algo completamente diferente.  

Adega do Pimenta
Rua Almirante Alexandrino, 296
Santa Teresa – Rio de Janeiro
TEL: - 21 -2224-7554

2**
$$

9 comments:

Anonymous said...

Vc sabe que eu não como porco, mas confesso que só pela descrição eu fiquei com vontade de comer esse.
bjos
ps - não se anime, eu não vou comer porco. hahahah

Gus said...

Disso tudo o que não me pega é a arvore pequena. Leia-se couve-flor

Anonymous said...

Eu sou suspeito p/ falar sobre o Eisbein da Adega do Pimenta.
No mínimo patrimônio cultural da cidade.

O garçom realmente é uma peça. Ele não gosta de servir o eisbein com chucrute ou salada de batata porque diz que não combina! E a couve-flor com curry combina mais ?!?!?!?

Tuca said...

FF,

Ele nos obrigou a pedir essas coisas e ficou muito ranzinza com a nossa escolha de salada de batatas! hahahahha Mas de fato o porco em si é sensacional!!!!

Tinha tempo que não aparecia por aqui. Não quer fazer um mini guia de POrtugal para eu colocar aqui?

A

aiwww said...

ontem (15/02/2009) peguei meu carro e fui da Barra da Tijuca até o Centro do Rio, onde estacionei meu carro e peguei o bonde para Santa Tereza; saltei no Largo do Guimarães e andei até a Adega do Pimenta. Parei na porta, olhei o cardápio e perguntei ao garçom (um senhor de óculos) sobre como seria o prato do dia; ele informou que eram almondegas ao molho branco com batatas. Resolvi entrar acompanhado de minha namorada e sentamos numa mesa do lado oposto ao bar. Pedimos dois pratos de almondegas e de entrada dois croquetes acompanhados de um chopp e um chá gelado. Aguardamos por quinze minutos até o prato chegar; mas para minha surpresa provei a pior comida da minha vida. As almondegas estavam anêmicas, embebidas num molho que estava mais para angu que para molho branco. Tentei disfarçar o sabor horrível colocando uma mostarda preta na segunda garfada, mas estava intragável; as almondegas estavam realmente estragadas. Chamei o garçom, informei que a comida estava horrível e pedi a conta; o garçom foi até o bar e conversou com outro garçom sobre o estado da comida; assim, voltou logo em seguida e perguntou se gostaria de fazer outro pedido; decidi então olhar novamente o cardápio, mas pensei como seria pedir algo de um cozinheiro que não sabe fazer almondegas; acabei desistindo e pedi mais dois chopps e outros croquetes para não passar fome. Pedi a conta (onde ao menos não constavam as almondegas) e fui embora com a certeza de nunca ter provado algo tão ruim na minha vida; nem mesmo nos botecos mais fuleiros encontrei algo do parecido. Deixo aqui meu registro e acho que outras pessoas devem saber do tipo de comida que é servida na Adega do Pimenta.

Marcelo C. Ferreira

Tuca said...

Marcelo,

Que pena que vc teve uma experiência tão ruim. De fato nunca comi outra coisa lá que não o EISBEIN, e posso te garantir que estava uma delícia. Acho que de fato a sua comida podia estar ruim, mas acho que para um bom joelho de porco não conheco lugar melhor no Rio.

A

Isis Souza said...

Marcelo, fico realmente impressionada com o seu comentário sobre a Adega. Sou cliente de lá desde que me lembro por gente (era basicamente meu McDonald's) e nunca tive uma experiência como a sua. Sem dúvidas, foi um dia de má sorte, pois nunca, em mais de 10 anos frequentando, me deparei com uma situação dessas.

Unknown said...

2015-7-9 xiaozhengm
chaussure louboutin
nike tn
michael kors handbag
coach outlet
ralph lauren
ed hardy clothing
ralph lauren uk
ray ban wayfarer
kate spade outlet
jordan homme
pandora charms
cheap beats
coach outlet
oakley sunglasses outlet
coach outlet online
michael kors
polo ralph lauren outlet
coach outlet online
michael kors outlet
christian louboutin
burberry outlet
michael kors outlet online
chanel outlet
ray ban sunglasses
louboutin pas cher
abercrombie outlet
polo ralph lauren
ray ban outlet
coach outlet online
mcm outlet
chaussure louboutin
prada handbags
tory burch outlet online
kate spade handbags
louis vuitton pas cher
fitflops outlet
kate spade bags
nike air max
coach outlet store online
toms shoes outlet

jasonbob said...

curry shoes
nike react
cheap jordans
kobe sneakers
off white hoodie
vans
air jordan
adidas yeezy
adidas superstar
xiaofang20191224