Wednesday, January 28, 2009

Shin Miura - Good old classic

O centro do Rio de Janeiro é pavoroso em muitos sentidos, mas em meio a todo o caos dos camêlos, milhões de pessoas andando apressadas e do calor desumano do Rio de Janeiro existem tesouros gastronômicos, como o Bar Luiz, o Eça, o Gourmet by Celidônio e o Shin Miura. Sendo esse último um dos meus favoritos por aqui, este é um japonês bem tradicional, cheio de japoneses almoçando por lá, o que já é atestado de qualidade. A decoração assim como do Azumi, em Copacabana, é péssima, com mesas de granito, parede com calendários japoneses e serviços americanos de plástico do Saara – 25 de março carioca.

O serviço depois de muito freqüentar e reclamar se tornou bom, mas as primeiras vezes são sofridas. Mas tudo é compensado pelos pratos da casa. O menu é hibrido, tem os super clássicos japoneses, como aquelas sopas de macarrão e legumes, os sushis, os teppanyakis – coisas na chapa - até um menu degustação do super criativo Nao Nara que faz inveja a qualquer restaurante contemporâneo. O chefe Nao acabou de abrir seu próprio restaurante no Fashion Mall, vizinho da CT Brasserie, com esse menu mais moderno e mais caro, obviamente.

Eu já experimentei muitas coisas lá, mas o Teppanyaki de Lula é um dos meus favoritos, é uma lula levemente empanada, provavelmente só com farinha de trigo, passada nessa chapa com legumes na chapa e arroz. A lula vem sequinha e macia, a parte de dentro ainda tem uma textura ainda mais macia, quase que cremosa. Os legumes são crocantes ainda, mas ao menos tempo não são mais crus, acho que o calor elevador e a velocidade de contato conseguem isso. O arroz é grudadinho e tem aquele gosto agudo que o arroz japonês tem, dada a alga que eles conzinha junto.

Os sushis de lá também são bem gostosos, cortes preciso e com sahimis gordos, como falei o arroz é muito bom e os rolls são firmes. Os invencionismos ali se limitam ao hot philadelphia e um califórnia de morango. Além disso, só sushi bom e simples. Os pratos da degustação são uma história completamente diferente, coisa como magret de cannard com calda de framboesa e coulies de brie, todos que eu provei até hoje eram muito bons, mas é uma brincadeira cara (R$ 77 reais por uma degustação de 4 pratos) que não combina com o almoço no centro corrido. Não posso esperar para jantar no Nao, no Fashion Mall esses pratos.

Shin Miura
Avenida Rio Branco ,156 - 3º andar,
loja 324 e 325 (Edifício Avenida Central)
Rio de Janeiro
Tel - 21-2262-3043

3***
$$

4 comments:

Anonymous said...

Arthur, você sabe que o Shin Miura levou o prêmio de melhor japonês na última eleição do Comer & Beber. Fiquei surpresa mas muito feliz de ver o trabalho dele, que é sério, atento à tradição, mas antenado com a modernidade também, ser reconhecido.

Gus said...

O Yakisoba é bom?

Anonymous said...

Aaaaaaaaaaaah, eu estava lá! hahaha

Gosto de lá também, descobri por sua "culpa". Antes a gente comia aquele atum na chapa, que é bem gostoso, mas fato que a lula ganha. Deliciosa, pena que tem nome de presidente incompetente...haha

No mais, realmente, o serviço deles não era bom mas melhorou. Nunca me incomodou pq eu realmente tenho todo o tempo do mundo, haha, e costumo gostar pq dá pra continuar conversando.

p.s.: Queria comer o menu degustação ma sno centro realmente não combina.

p.s.2: Senso estético realmente não é o forte deles...

p.s.3: Adoro encontrar japas roots comendo aquele macarraozinho naquela cumbuca de metal gigante! haha

Tuca said...

Ola,

O yakisoba é uma delicia!!!

Eu tb adoro os japinhas roots comendo as sopas deles.

Vamos no NAO do fashion mall!?!

T