Friday, January 09, 2009

Soho - Uma delícia de ambiente em Salvador

Não sei se não os anos comendo em lugares fantásticos que me fizeram mais exigente, mas sempre tenho medo de voltar a restaurantes que um dia já estiveram na minha lista de favoritos. O caso mais recente foi o Soho em Salvador. Este foi o meu restaurante favorito durante anos em Salvador, por uma série de motivos: a comida que eu sempre gostei, o ambiente indescritível, as caipivodkas de frutas impecáveis e a badalação de ver todos os meus amigos de Salvador de uma só vez (para os que não sabem sou um baiano expatriado no Rio).

O restaurante fica na Marina Contorno em um dos melhores ambientes que eu já fui na minha vida. Uma casa simples debruçada sobre o mar, com uma varanda que tem uma vista para as lanchas e para o Elevador Lacerda. O chão tem uns pedaços de vidro onde podemos ver o mar bater nas pedras abaixo. A decoração nova é carregada no azul marinho, mas ainda muito bonita. O Soho é conhecido pelas esperas mais longas de Salvador, já chegou a ser de mais de 2 horas, mas sempre regadas a muita morangoroska (caipivodka de morango em baianês)e alguns aperitivos.

Para começar sempre peço um nirá com lulas, ele vem refogado no shoyu e manteiga (tudo fica bom com manteiga, vide a culinária fancesa) ficam ainda levemente crocantes com e as lulas com anéis macios levemente queimados. A mistura da sensação da suavidade da manteiga com a crocância natural é perfeita. Aí sempre passamos para o rolls, o clássico da casa é o Harumaki Hot Roll, uma leve massa de harumaki que envolve salmão e cream cheese (todos os invencionismos no Brasil tem cream cheese, acho que em Philadelfia se como tanto cream chesse), ele vem super crocante e com o cream cheese levente derretido e cremoso que contrasta com o salmão levemente cozido devido a fritura da parte externa. Esse é realmente muito bom.

Sempre pedimos também o Ebitem Especial, um roll de tempura de camarão e cream cheese (olha ele aí gente!) que é outro hit, para quem gosta de novidades. O problema dessa última vez foi o sashimi, seguindo a minha teoria que toda pizzaria para ser boa deve ter uma boa marguerita, todo japonês para ser bom tem que ter um bom sashimi. Dessa vez os cortes estavam um pouco irregulares e o atum estava com gosto de cheiro de peixe de mais, uma pena, pois tenho boas lembranças de lá de outras vezes.

No final das contas foi agradável, mas tenho que admitir que não esperaria mais duas horas para comer lá, talvez ficasse na nova área de espera tomado caipivodkas e comendo nirá. Vale ressaltar que estamos na Bahia, ou seja, o serviço sempre deixa a desejar apesar da boa vontade de todos.

Soho
Av Lafayete Coutinho, 1010
Salvador - BA, 40060-070
Tel - 71 3322-4554

2**
$$$

4 comments:

Anonymous said...

Eu queria muito ter ido no Soho, eu adorei a última vez que nós fomos, mas quando cheguei tinha uma fila de espera de 1 hora e meia... No dia primeiro, ainda de ressaquinha... não rolou de esperar. Mas acho que vale muito a pena, pelo ambiente, pelas roskas, e pela comida, claro!
Beijos

Gus said...

Bom nao posso falar muito da comida a não ser do queijo que comi que estava fantastico, mas as roskas são as melhores...de siriguela entao

Anonymous said...

Não conheço o Soho porque no dia em questão estava interagindo com meus amigos anões do Axé na praia da Barra.

hahahahah

Tuca said...

Como ficou claro no POST acho que a comida está deixando a desejar um pouco, mas o ambiente eh sensacional... hahahah

Rach.... acho que a sua não presença foi mais que compensada pela excelente história do seu amigo anão. Vc fez falta na bahia esse ano.....