Tuesday, June 03, 2008

Fasano al Mare - Quase gol de placa, não sei definir o porquê.

Acho que as vezes 3*** não fazem justiça a um restaurante, mas quando vc não vê estrelas durante a refeição será que este merece 4****? Não sei, estou quase cedendo as pressões e criando uma categoria de estrelas fracionárias. Por enquanto vou stick to my method. Um jantar em qualquer uma das casas da família Fasano é uma experiência marcante, e o Fasano al Mare não é diferente a noite é marcada por serviço impecável, comida excepcionalmente bem executada e ambiente muito agradável.

O restaurante fica no novo hotel Fasano na Viera Souto, na praia de Ipanema. A decoração é suave com muitas cortinas esvoaçantes e móveis de madeira mais escura, na lateral tem 4 mesas ao ar livre com um toque de Jardim de Inverno, muito charmosas. Uma coisa que eu achei interessante foi que as mesas podem ser expandidas, por exemplo uma mesa para 3, é quadrada com uma mão a menos de todos os lados do que a mesa de 4, um detalhe, mas que torna a conversa mais fácil.

A comida é realmente o destaque da noite, eu comi um filé com foie gras, trufas pretas, acompanhado de um suflê de batatas, aspargos e um brioche. A combinação de sabores era muito boa, o foie gras estava muito gostoso e cremoso, se eu tivesse que fazer uma crítica foi que tinha apenas 3 pequenos pedaços de aspargos, achei um pouco desproporcional em relação ao resto do prato. Os meus companheiros optaram por um bacalhau com creme de brócolis que estava com uma cara ótima e foi muito elogiado.

O preço é proporcional a fama, mas acho que para o nível de serviço e qualidade da refeição não qualifica como um roubo. A carta de vinhos é exessivamente puxada para a banda mais cara, mesmo assim achei uma ótima opção portuguesa por um preço mais camarada – salve a tabelinha das safras, Douro 2000 é 10 mesmo.

O serviço é realmente diferenciado, acho que poucos lugares no Rio conseguem ter um serviço tão bom. O nosso Somelier achou a nossa escolha de vinho muito boa e fez algumas sugestões de pratos, que eu achei realmente bem feitas, principalmente porque eu escolhi um vinho tinto mais cheio em um restaurante de frutos do mar. Os garçons estão sempre por perto fazendo a refeição fluir muito bem. Eu acho que talvez se eu voltar lá e provar outro prato e achar esse sublime ele mereça 4****, mas hoje, ele vai ficar com 3***.

Fasano al Mare
Av. Vieira Souto, 80
Ipanema - Zona Sul
Tel - 21 - 3202-4000

3***
$$$$

6 comments:

Clarissa Magalhães said...

esse eu ainda vou demorar para conhecer.. hehehe
não posso mesmo
só tenho comentários das internas, só que esses não posso divulgar aqui
bjs
ps: veja se me coloca no seu profile! o seu blog já ta no meu

Clarissa Magalhães said...

Ah! Que tal comentar sobre op filme Sex and the city???
é maravilhoso!
bjs

Anonymous said...

Nao pode ser 4* com uma visita so. Mas certamente esta na lista de observacoes.

Acho que a tabua de queijos pode fazer a diferenca!

Abs

Tuca said...

Clari,

Não sei colocar o seu blog lá... como eu faço isso!?!!

ahahhaha depois quero os comentários das internas!

Flavio... vc tem razão sobre ser 4**** com uma visita.... mas ai meu caro ou eu ou Ativa quebramos... para eu fazer o número de visitas que um crítico faz de verdade! hahahaha achou justa a crítica!?
A

Anonymous said...

bom.
temperadinho. melhorou.
tá mais solto.
agora vai com mais força.
lembra do Hemmingway.

sugestão: ticket médio (allin e ex-vinho)

Gustavo said...
This comment has been removed by a blog administrator.